Hebreus 1:5 - Tu És Meu Filho, Hoje Te Gerei.

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Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho?
(Hebreus 1: 5)

O verso 5 do capítulo 1 da carta aos Hebreus gera uma discussão em torno da pessoa de Jesus Cristo. Este versículo, na opinião de alguns, fala de um momento na eternidade quando Deus O Pai teria gerado Jesus Cristo. Portanto, Jesus, seria a primeira criatura de Deus. Estes defendem esta teoria baseando-se neste versículo e em outras passagens como Colossenses capítulo 1 verso 15 que diz sobre Ele: "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação."

Por outro lado, alguns defendem que Jesus não teve um início, mas é eterno como e com O Pai. Para estes, dizer que Cristo foi gerado diminui a Sua Divindade e não faz jus aos textos bíblicos como o que encontramos no livro de Isaías: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado estará sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."(Isaías 9: 6). Neste texto Jesus, não só é "Deus forte", mas também de "Pai da eternidade".

A Divindade de Jesus Cristo.
Curiosamente, nenhuma das posições citadas a cima negam a divindade ou a eternidade de Jesus Cristo. Segundo os defensores da "geração eterna de Cristo", Ele teria sido feito da mesma essência do Pai e, portanto seria tão divino quanto O Pai. Quanto a eternidade, é dito que Ele foi gerado em um momento anterior à criação do tempo e, por isso, pode ser considerado eterno também. Apesar de parecer confuso para alguns, a justificativa é bem aceita entre muitos.

É indiscutível também, como diz o texto em questão, que Jesus foi gerado.
A grande questão é: Quando Ele foi gerado? Teria sido na eternidade antes da criação do tempo ou no ventre de Maria por ocasião da Sua encarnação? Obtendo resposta a este questionamento, teremos a reposta que precisamos para natureza de Cristo. Esta reposta, somente uma análise cuidadosa do texto bíblico pode nos dar.



Analisando o Texto: 

O texto citado em Hebreus está originalmente foi escrito por Davi e diz: "Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei." (Sl 2:7). Como vemos, o texto se refere a uma proclamação futura e não a algo que já havia acontecido em um suposto "dia eterno" no passado. Portanto; poderíamos, apenas por este texto, concluir que este evento é uma referência à geração de Jesus no ventre de Maria(futuro do salmista) e não na eternidade(passado do salmista). No entanto, ao meu ver, uma análise do texto apenas, não pode nos oferecer uma resposta produtora de segurança e seria uma conclusão tendenciosa. Penso assim porque os textos proféticos, com frequência, não respeitam tempo verbal. Eu poderia citar, por exemplo, o texto de de Isaías que se refere a via crucis do Messias que é algo que só ocorreria 650 anos no futuro, mas que foi escrita no tempo pretérito(Is 53:2-10). 

Hermenêutica:
Ao invés de recorrer simplesmente ao texto e à linguística, eu gosto de usar a bíblia para esclarecer as suas próprias questões. Um texto que pode nos parecer confuso e obscuro; muitas vezes é iluminado por outro muito mais simples e objetivo. Por isso, é sempre prudente usar a bíblia como sua própria interprete. 

Um Deus gerado?
Eu gostaria de focar especificamente na ideia de que Deus, o Pai gerou Jesus, que seria um outro Deus, lá no "dia eterno" antes da criação do tempo. Esta informação, ao meu ver, pode ser facilmente verificada quando levamos em consideração o que alguns textos onde o O próprio Deus fala sobre isso por meio do profeta Isaías: "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus." (Is 44:6) e ainda diz que "que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá."(Is 43:10). Portanto, estes textos deixam muito claro que, independentemente de quem tenha dito estas frases(Deus O Pai ou Jesus),  podemos concluir que Ele não pode ter sido gerado. Se Jesus dissesse esta frase, Ele estaria dizendo claramente que aquEle que O gerou e, portanto existia antes, não é Deus já que Ele disse que "antes de mim deus nenhum se formou". Se, por outro lado, fosse o Pai dizendo estas palavras, Ele estaria excluindo a divindade do filho gerado depois dEle quando diz que "depois de mim nenhum[Deus] haverá.". 

A Trindade vem do paganismo?
O curioso é que, geralmente, os defensores da teoria de que há um só Deus(O Pai) e que Jesus seria "um Deus menor", costumam dizer que os cristãos estão defendendo o paganismo e citam vários exemplos de "trindades pagãs" na mitologia antiga. No entanto, nada pode ser mais pagão do que deuses criando outros deuses menores. Isso pode ser encontrado na mitologia grega, na mitologia romana e foi fortemente combatido pelos apóstolos na forma de gnosticismo nos dias do novo testamento. É impressionante que, na tentativa de fugirem do "paganismo cristão" eles mergulhem de cabeça nas lendas do paganismo antigo. 

Conclusão:
Com base nos textos expostos, podemos concluir que Jesus é eterno como o Pai e que ambos são igualmente divinos pois não tiveram começo e nem terão final. Os textos que se referem à Sua geração, não se referem a um momento na eternidade, esta é apenas uma suposição sem embasamento bíblico. A realidade é que este texto se refere ao momento em que "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."(Jo 1:14) "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente."(Hb 13:8)

Autor: Marcos André

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