Qual é a Diferença entre Pecado e Blasfêmia contra O Espírito Santo?

Siga no novo Instagram: @MarcosAndre.RJ


"Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo."(Marcos 3:28,29)
Quando falamos a respeito de pecado e seu significado as pessoas não sabem muito bem definir o que isso significa e, geralmente, ao tentar definir o conceito de pecado, as pessoas partem para alguma definição filosófica sem embasamento bíblico. Além disso, na bíblia, encontramos também os pecados que são classificados como blasfêmia e ainda um mais grave que é a blasfêmia contra o Espírito Santo. O objetivo deste artigo é mostrar a distinção entre eles e esclarecer de maneira simples o significado bíblico destes termos.

O pecado(ou iniquidade), segundo a bíblia, é um ato cometido em desarmonia com a lei de Deus. O apóstolo João definiu a palavra pecado assim: "Qualquer que comete pecado, também transgride a lei; porque o pecado é transgressão da lei." (1Jo 3:4). 

A blasfêmia, no entanto, é um tipo muito especial de pecado que se comete diretamente contra Deus. Ele aparece na bíblia em um diálogo de Jesus com os líderes religiosos: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. (Jo 10:32-33). Em outro momento Jesus foi acusado de blasfêmia porque havia perdoado pecado de um homem (Lc 5:21). Os opositores de Jesus sabiam que somente Deus pode perdoar pecados. Nestes dois textos, o que gerou a acusação, foi a incompreensão a respeito da divindade de Cristo. Jesus, que segundo a visão dos seus opositores, era apenas um homem estava realizando obras que somente Deus pode realizar. Então, a blasfêmia é quando um homem se coloca no lugar de Deus.

Ainda posso citar um outro exemplo quando o próprio Jesus acusou de blasfêmia os fariseus que diziam: “Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.” (Mt 12:24). Então Jesus disse: se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. (Mt 12:28). Em seguida Ele afirma que, ao atribuir uma obra do Espírito Santo a Belzebu, eles cometeram uma blasfêmia imperdoável. (Mt 12:31). Por tanto, também é blasfêmia é quando alguém atribui a outro espírito uma obra que pertence ao Espírito Santo. E, neste caso, a coisa foi ainda mais grave porque Jesus disse que esta blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável. 

Concluímos, portanto, que toda blasfêmia é pecado, mas nem todo pecado é uma blasfêmia. A blasfêmia é um pecado especificamente cometido contra Deus. Mas antes de terminar este artigo eu gostaria de chamar a atenção para um perigo ao tratar deste assunto:

Algumas pessoas, em grupos de debates ou em redes sociais costumam criticar outras religiões ou denominações onde há alguma manifestação de dons como o de profecia, línguas ou alguma revelação especial dizendo que estas são obras de outros espíritos ou dizem diretamente que é uma obra Satanás. No entanto, não devemos nos esquecer que Jesus disse que "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito."(Jo 3:8). Isso significa que o Espírito Santo tem liberdade de usar qualquer pessoa sincera, em qualquer lugar e de qualquer forma que Ele quiser. Por tanto, se O Espírito Santo estiver usando alguém neste ambiente para alcançar um de seus filhos sinceros e usarmos estes termos contra a Sua obra, estaremos cometendo a blasfêmia contra o Espirito Santo.

O mais seguro, neste caso, é seguirmos sempre estes conselhos de Paulo: 
Não extingais o Espírito.
Não desprezeis as profecias.
Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal.
(1 Tessalonicenses 5:19-22)



Autor: Marcos André

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Nova Aliança, a Lei e a Nação Israelita | Marcos André

Não Faças Tu Comum o que Deus Purificou...?