COLOSSENSES 2:16 - Análise Exegética e Textual.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. (Colossenses 2:16)
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Outro detalhe importante é o tempo verbal usado no texto quando ele se refere aos sábados e à lei dietética. Paulo diz que "estas coisas são sombras das coisas futuras" (Colossenses 2:17). Paulo não se referiu a estas coisas no passado como se tivessem sido anuladas, mas como algo que continua apontando para o futuro. Na carta aos Hebreus, podemos ver que, o que anula a sombra, é a chagada da realidade (Hebreus 9:10,11). Portanto, algo que ainda está no futuro, não pode ter a sua sombra anulada.
Ainda podemos observar mais um detalhe: O texto em nenhum momento diz que estas coisas foram abolidas, anuladas ou perderam seu valor de alguma forma; mas mantém o foco em orienta-los a não permitir que ninguém os julgasse.
Para um gentio do primeiro século, seria muito difícil distinguir um cristão de um judeu. A cultura judaico-cristã, entre os gentios, não era vista como bons olhos (Atos 16:21). Assim, é bastante provável que os Colossenses estavam sendo discriminados por seus pares apenas porque aceitaram a mensagem de salvação em Jesus Cristo e pelas mudanças causadas por esta novidade de vida.
Por outro lado, é notório que os judeus perseguiram os primeiros seguidores de Cristo já que eles não eram circuncidados na carne(Cl 2:11) e eram vistos como impuros. Assim, a mensagem de Paulo dizendo "ninguém pois vos julgue" pode ter sido um grande bálsamo na vida de um gentio recém-convertido.
Estas palavras ganham ainda mais vida quando as lemos dentro do contexto imediato, onde Paulo, diz que todos nós estamos sob a tutela de Jesus Cristo, em quem habita a plenitude da divindade, Ele é aquele que riscou a nossa dívida e despojou todos os nossos inimigos.
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; e estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo. [...] havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. e, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.(Colossenses 2:9-11;14,15)
Autor: Marcos André
Muito bom aprender a leitura
ResponderExcluira
Gratidão ao irmão Marcos
Compartilhou cômico 🙏
Que bênção....muito boa a contextualização de explicações...muito bom mesmo. Parabéns
ResponderExcluirBom continue assim parabéns.
ResponderExcluirNos confrontos apologéticos mais "populares", onde tanto se utiliza deste texto como verdadeiro "samba antissabático de uma nota só", eu dirijo as seguintes perguntas aos contradizentes e não me lembro de jamais ter obtido respostas objetivas, específicas, claras, concisas, ao ponto:
ResponderExcluir* Onde Paulo diz nesta passagem de Col. 2:14-16 que,
a) não é mais para guardar o sábado;
b) agora se adote o domingo no lugar do sábado;
c) agora se adote o ‘dianenhumismo’ (dia nenhum mais a se observar);
d) agora se transforme o princípio do sábado num dia de sua preferência (“diaqualquerismo”), não mais da preferência do Senhor, segundo o que lhes for mais conveniente
e) os observadores do sábado não julguem os não-observadores?