COLOSSENSES 2:16 - Análise Exegética e Textual.

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. (Colossenses 2:16)

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Este é, com certeza, um dos verso bíblico mais usados pelos antinomistas para defender o fim da Lei( ou mais especificamente o fim do sábado e das leis dietéticas). Mas podemos realmente concluir, por este verso, que Paulo acreditava que a lei havia perdido seu valor e teria sido abolida? Este é realmente o ensino de Paulo?

Analisando o contexto,  podemos ver claramente que, o que Paulo está combatendo, não é a lei de Deus. Afinal, ele não iria se referir aos mandamentos de Deus como "filosofias e vãs sutilezas"  ou "tradições de homens segundo os rudimentos do mundo"(Colossenses 2:8). Paulo, como todo judeu instruído, saberia quem criou a lei; e que "a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom"(Rm 7:12)

Outro detalhe importante é o tempo verbal usado no texto quando ele se refere aos sábados e à lei dietética. Paulo diz que "estas coisas são sombras das coisas futuras" (Colossenses 2:17). Paulo não se referiu a estas coisas no passado como se tivessem sido anuladas, mas como algo que continua apontando para o futuro. Na carta aos Hebreus, podemos ver que, o que anula a sombra, é a chagada da realidade (Hebreus 9:10,11). Portanto, algo que ainda está no futuro, não pode ter a sua sombra anulada.

Ainda podemos observar mais um detalhe: O texto em nenhum momento diz que estas coisas foram abolidas, anuladas ou perderam seu valor de alguma forma; mas mantém o foco em orienta-los a não permitir que ninguém os julgasse. 

Para um gentio do primeiro século, seria muito difícil distinguir um cristão de um judeu. A cultura judaico-cristã, entre os gentios, não era vista como bons olhos (Atos 16:21). Assim, é bastante provável que os Colossenses estavam sendo discriminados por seus pares apenas porque aceitaram a mensagem de salvação em Jesus Cristo e pelas mudanças causadas por esta novidade de vida.


Por outro lado, é notório que os judeus perseguiram os primeiros seguidores de Cristo já que eles não eram circuncidados na carne(Cl 2:11) e eram vistos como impuros. Assim, a mensagem de Paulo dizendo "ninguém pois vos julgue" pode ter sido um grande bálsamo na vida de um gentio recém-convertido.


Estas palavras ganham ainda mais vida quando as lemos dentro do contexto imediato, onde Paulo, diz que todos nós estamos sob a tutela de Jesus Cristo, em quem habita a plenitude da divindade, Ele é aquele que riscou a nossa dívida e despojou todos os nossos inimigos.


Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; e estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo. [...] havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. e, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
(Colossenses 2:9-11;14,15)
Autor: Marcos André

Comentários

  1. Muito bom aprender a leitura
    a
    Gratidão ao irmão Marcos
    Compartilhou cômico 🙏

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  2. Que bênção....muito boa a contextualização de explicações...muito bom mesmo. Parabéns

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  3. Nos confrontos apologéticos mais "populares", onde tanto se utiliza deste texto como verdadeiro "samba antissabático de uma nota só", eu dirijo as seguintes perguntas aos contradizentes e não me lembro de jamais ter obtido respostas objetivas, específicas, claras, concisas, ao ponto:


    * Onde Paulo diz nesta passagem de Col. 2:14-16 que,

    a) não é mais para guardar o sábado;

    b) agora se adote o domingo no lugar do sábado;

    c) agora se adote o ‘dianenhumismo’ (dia nenhum mais a se observar);

    d) agora se transforme o princípio do sábado num dia de sua preferência (“diaqualquerismo”), não mais da preferência do Senhor, segundo o que lhes for mais conveniente

    e) os observadores do sábado não julguem os não-observadores?




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