O ARREBATAMENTO DA IGREJA

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Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.(Apocalipse 1:7)

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O Que é o Arrebatamento da Igreja?

O arrebatamento da igreja é um evento profetizado por Jesus Cristo (Mt 24:31,39) e também nas cartas de Paulo (1Ts 4:17). As religiões cristãs, de uma maneira geral, compartilham da crença no arrebatamento da igreja e na vinda gloriosa de Jesus; mas existe uma divergência no que diz respeito a quando e como estes eventos ocorrerão e, quem e como será afetado por estes eventos.


As teorias mais comuns:
  1. Os pós-tribulacionistas defendem que o arrebatamento da igreja é um evento que ocorre durante a vinda gloriosa de Cristo. Esta teoria também defende que não há distinção entre pessoas e que a vinda de Cristo afetará igualmente todas as pessoas do mundo. Depois do arrebatamento da igreja, finda-se o tempo de oportunidade para todas as pessoas. Portanto, hoje é o dia da Salvação.
  2. Os pré-tribulacionistas, por sua vez, pensam que, após o arrebatamento da igreja, ainda haverá um tempo de paz de três anos e meio e, em seguida, mais três anos e meio de angústia(tribulação) para oferecer uma segunda chance aos que não aceitaram a salvação em Jesus a tempo (especialmente para os isralitas). Somente após estes acontecimentos ocorreria a vinda gloriosa de Jesus que viria acompanhado de sua igreja que teria sido arrebatada anteriormente. Estes são chamados também de dispensacionalistas porque creem que Deus tem uma nova dispensação de graça para a salvação dos descendentes de Abraão. 
A teoria mais aceita entre os cristãos é a teoria pré-tribulacionista e dispensacionalista. As bases para esta interpretação estão na profecia de Daniel 7:24-27:
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. (Daniel 9:24-27)


Qual é o significado de cada um destes períodos de tempo?

Obs.: Antes da explicação é importante notar que estes períodos de tempo são simbólicos e seguem o método de interpretação profética dia/ano(cada dia nesta profecia vale um ano). Chegamos a este método de interpretação com base no período da reconstrução do templo. A data de início desta profecia é a ordem para restauração do templo após o cativeiro babilônico, e duraria até que o Messias fosse ungido. Este período de tempo não se encaixa em 69 semanas (1 anos e 5 meses) literais visto que a história registra que, somente a reconstrução do templo, durou perto de meio século.(João 2:20)

Sete semanas (Dn 7:25) - 49 anos desde a saída da ordem para restaurar a cidade e o templo até a conclusão da obra. 

Sessenta e duas semanas (Dn 7:25)  - 434 anos da inauguração do templo até o batismo de Jesus. Foi no batismo que Jesus, o Messias, foi ungido para o ministério com o Espírito Santo. (Mt 3:16,17)

A última semana (Dn 7:27) - Esta última semana da profecia é o motivo de controvérsia entre os pré-tribulacionistas e os pós-tribulacionistas. Seria lógico pensar que, depois das 69 semanas(7+62) citadas a cima, começasse a septuagésima semana, mas nem todos pensam assim:
  1. Pré-tribulacionaistas - Creem que após as 69 semanas, a profecia é pausada e a última semana é lançada para o final dos tempos depois que a igreja for arrebatada e o anticristo começará seu ministério de três anos e meio fazendo "firme aliança com muitos" e mais três anos e meio de grande tribulação quando as pragas descritas no livro do apocalipse serão derramadas.
  2. Pós-tribulacionistas - Creem que a última semana ocorre logo em seguida ao batismo de Jesus. Após o batismo, Jesus teve um ministério de três anos e meio(meia semana profética) e em seguida foi morto e "na metade da semana" pela sua morte fez "cessar o sacrifício e a oblação"(Dn 9:27). Com a morte de Cristo, "o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo"  dando o fim funcional aos ritos que ali aconteciam. Após a morte de Jesus, que foi o perfeito e verdadeiro sacrifício, os holocaustos oferecidos no templo não tinham mais significado algum. (Hb 10:10,14 e 18).  O período profético continua até que o evangelho começou a ser pregado pelos discípulos de Jesus entre os gentios. Com isso, o ministério sacerdotal foi concedido também aos gentios(1Pe 2:9) e se cumpriu o que Jesus disse aos líderes do templo: "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos." (Mt 21:43)
Como vimos, há uma diferença gritante na interpretação do desfecho da profecia. No entanto, podemos simplificar esta diferença da seguinte maneira: Jesus vem secretamente arrebatar a igreja segundo os pré-tribulacionistas, ou virá em glória com milhares de anjos e arrebatará a igreja neste mesmo momento segundo os pós-tribulacionistas.

Vejamos o que a bíblia diz sobre estes eventos:
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glóriaE ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.(Mt 24:30,31)

Estes versos do sermão profético de Jesus mostram que a vinda de Jesus não será um evento secreto e nem tão pouco algo discreto. As partes em destaque no texto mostram que este será um evento visível não só para os salvos, mas também por aqueles que não se prepararam e se lamentarão pela vinda do Senhor. Podemos também observar que, no mesmo momento, os salvos(chamados de escolhidos) estão sendo recolhidos(arrebatados) pelos anjos de uma a outra extremidade da terra.

O contexto deste texto também mostra que estes acontecimentos ocorrem "logo em seguida à tribulação daqueles dias"(Mt 24:29). Portanto, a vinda de Jesus para arrebatar os santos, segundo o texto, é pós-tribulação. No livro de Daniel também encontramos a informação sobre o tempo da retirada do povo de Deus em relação à grande tribulação:

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. (Daniel 12:1)
Este verso também mostra que o povo de Deus é retirado no tempo da tubulação e não anteriormente.

O Arrebatamento Secreto:

Na verdade, muito do que lemos sobre a crença no arrebatamento secreto vem de uma suposição. Nós encontramos muitas promessas na bíblia dizendo que o povo de Deus será guardado das pragas da grande tribulação. Baseando-se nestas promessas, muitos supõe que, para livrar o Seu povo neste momento, Deus irá arrebatar a Sua igreja. No entanto, historicamente não é isso que vemos. Durante as pragas que atingiram o Egito, que foi uma "maquete" do juízo de Deus no final dos tempos, Deus não permitiu que o seu povo fosse atingido, mas fez isto sem precisar que eles estivessem fora do território egípcio.

O Dispensacionalismo.
Quanto ao tempo de graça especial para os israelitas, também não encontramos evidências que apoiem esta teoria na bíblia. Muito pelo contrário, a afirmação de Paulo é que, em Cristo, "não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea"(Gl 3: 28, 29).

A iminência:
Outro detalhe que põe em xeque a teoria pre-tribulacionista é a iminência da vinda de Jesus. O próprio Jesus, falando sobre o momento de Sua vinda, disse que "daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai."(Mt 24:36). Ora, se a vinda gloriosa de Cristo fosse realmente ocorrer sete anos após o arrebatamento da igreja, não pegaria ninguém de surpresa como Jesus disse, mas seria um evento com data marcada.

Conclusão:
Depois de expor todos estes textos bíblicos, podemos concluir o que o apóstolo deixa relatado na sua carta aos hebreus: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação" (Hb 3:15). Hoje é o único tempo seguro para aceitarmos a salvação em Jesus. "Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele", e neste dia, queremos ouvir dos seus lábios: "vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mt 25:31,34).

Autor: Marcos André

Comentários

  1. Obrigado por responder minha pergunta no YR...

    Gostei do blog

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  2. E ainda tem evangélico que discute com espiritas.

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  3. Sera? eu não sei, eu li apocalipse e é diferente das partes que você pegou e foi montando, temos de seguir a deus e ver realmente o que vai acontecer, estarmos prontos!

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